A CURADORIA E O USO DE IMAGENS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Publicado em 09/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1282-9

Título do Trabalho
A CURADORIA E O USO DE IMAGENS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Autores
  • BARBARA MARTINS MARCOLINO
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 1: Tecnologia e Inovação para os Futuros Educacionais
Data de Publicação
09/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://evento.sesisp.org.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/885199-a-curadoria-e-o-uso-de-imagens-no-desenvolvimento-do-pensamento-critico-no-ensino-de-ciencias-humanas
ISBN
978-65-272-1282-9
Palavras-Chave
imagem, curadoria, pensamento crítico, ciências humanas.
Resumo
As imagens são um recurso didático importante no processo de aprendizagem, sendo necessária a mediação docente para que o estudante possa analisá-las de forma aprimorada. Nesse sentido, para proporcionar o desenvolvimento do senso crítico por meio da imagem, o docente se vê diante do processo de curadoria, de forma que é preciso definir evidenciando o que será usado e o que será deixado de lado. Nesse contexto, a pesquisa proposta tem por objetivo principal entender o processo de curadoria do docente no campo das Ciências Humanas em relação as imagens e a maneira como isso impacta na aprendizagem dos estudantes, enfatizando possíveis benefícios. Por metodologia utilizada temos a pesquisa bibliográfica, trazendo discussões teóricas sobre o processo de curadoria do educador em relação ao uso de imagens no contexto de aprendizagem, com intuito final do desenvolvimento do senso crítico. Procura-se compreender, em uma perspectiva crítico reflexiva das Ciências Humanas, o contexto histórico em que surge a curadoria (Bhaskar, 2020) como ela se manifesta na atuação docente (Martins, 2006) e quais os impactos do uso de imagens na aprendizagem dos alunos (Guimarães, 2014) e no desenvolvimento do pensamento crítico (Schwarcz, 2014). Com o desdobramento do trabalho, é demonstrado que o processo de curadoria, enquanto movimento de escolha pelo professor apresenta impactos relevantes no uso das imagens como na formação da criticidade dos alunos e como recurso didático. No entanto, explicita-se também que há lacunas consideráveis, tanto na prática de professores quanto na aprendizagem dos estudantes, acerca dessa questão. Conclui-se, portanto, que é relevante a produção de pesquisas sobre curadoria, imagens e metodologia de ensino em Ciências Humanas, afinal trata-se de uma contribuição para o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade de leitura de imagens.
Título do Evento
II Congresso Internacional de Educação Sesi
Cidade do Evento
Sao Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARCOLINO, BARBARA MARTINS. A CURADORIA E O USO DE IMAGENS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS.. In: Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP. Anais...Sao Paulo(SP) Av Paulista, 1313, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/885199-A-CURADORIA-E-O-USO-DE-IMAGENS-NO-DESENVOLVIMENTO-DO-PENSAMENTO-CRITICO-NO-ENSINO-DE-CIENCIAS-HUMANAS. Acesso em: 09/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes