A APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS AUMENTA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE

Publicado em 09/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1282-9

Título do Trabalho
A APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS AUMENTA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE
Autores
  • Eduardo Figueiredo Teles Faria
  • Camilo Lellis
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 1: Tecnologia e Inovação para os Futuros Educacionais
Data de Publicação
09/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://evento.sesisp.org.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/887573-a-aprendizagem-baseada-em-jogos-aumenta-os-conhecimentos-adquiridos-dos-estudantes-de-ensino-medio-sobre-doacao-d
ISBN
978-65-272-1282-9
Palavras-Chave
Doação de sangue; Ensino de biologia; Aprendizagem baseada em jogos; Metodologias de aprendizagem ativa; Ensino Médio
Resumo
Introdução: Os bancos de sangue estão constantemente em estados críticos e carentes de novos doadores, que são motivados por diferentes razões. O papel de ações educativas em escolas como influência para adesão a campanhas de doação ainda não foi completamente elucidado. Objetivo: Verificar a interferência de um jogo de tabuleiro na construção de conhecimentos sobre doação de sangue e intenção em doar sangue por estudantes do Ensino Médio. Metodologia: Estudantes (N=82) de escolas estaduais da grande São Paulo, do litoral e do interior paulista tiveram seus conhecimentos avaliados previamente e posteriormente à exposição ao jogo SangueDado. O jogo envolve a resolução de questões, e a cada resposta correta, o jogador recebe gotas correspondentes ao tipo sanguíneo de uma personagem que esteja precisando de transfusão de sangue. A missão para vencer o jogo é garantir a maior quantidade de bolsas de sangue para a referida personagem. A análise estatística foi realizada no programa IBM SPSS Statistics 2.0. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp (CAAE: 0691223.2.0000.5505) e financiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência por meio do projeto SBPC vai à escola 2023. Resultados: A intervenção mostrou um efeito positivo no aumento do conhecimento dos participantes sobre conceitos biológicos, doação e transfusão de sangue, e suas regras (pré=17,6 ± 18,9 x pós=47,12 ± 20,25, p<0,01), com um aumento significativo quando comparadas as pontuações do pré e do pós teste e também apresentou um aumento significativo na intenção dos estudantes em se tornarem doadores de sangue (pré=18,72 ± 8,06 x pós=20,65 ± 8,67, p<0,01). Conclusão: A aprendizagem baseada em jogos é uma metodologia de ensino eficaz tanto para a construção do conhecimento quanto para o aumento do interesse pela doação de sangue entre estudantes de ensino médio.
Título do Evento
II Congresso Internacional de Educação Sesi
Cidade do Evento
Sao Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FARIA, Eduardo Figueiredo Teles; LELLIS, Camilo. A APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS AUMENTA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE.. In: Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP. Anais...Sao Paulo(SP) Av Paulista, 1313, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/887573-A-APRENDIZAGEM-BASEADA-EM-JOGOS-AUMENTA-OS-CONHECIMENTOS-ADQUIRIDOS-DOS-ESTUDANTES-DE-ENSINO-MEDIO-SOBRE-DOACAO-D. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

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