A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA PLATAFORMA DIGITAL EDUCATION FIRST: POTENCIALIDADES E DESAFIOS OBSERVADOS NA PRÁTICA DA RESIDÊNCIA EDUCACIONAL

Publicado em 09/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1282-9

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA PLATAFORMA DIGITAL EDUCATION FIRST: POTENCIALIDADES E DESAFIOS OBSERVADOS NA PRÁTICA DA RESIDÊNCIA EDUCACIONAL
Autores
  • Shadya Rafaela Chagas Soares
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 4: Formação Inicial e Continuada de Professores para Futuros Incertos
Data de Publicação
09/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://evento.sesisp.org.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/892094-a-formacao-docente-inicial-e-continuada-na-perspectiva-da-plataforma-digital-education-first--potencialidades-e-d
ISBN
978-65-272-1282-9
Palavras-Chave
Residência educacional; Aprendizagem de Inglês; Plataforma digital.
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de relatar as experiências de formação docente no Curso de Linguagens, no contexto do Programa de Residência Educacional da Faculdade SESI de Educação. O enfoque discursivo do trabalho está na reflexão sobre a observação e as práticas de ensino referentes à plataforma digital Education First, disponibilizada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, nas aulas do componente curricular de Língua Inglesa, em turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental, em uma escola estadual localizada no município de Mogi das Cruzes, em São Paulo. A partir dos estudos de Buckingham (2010) e de Zabalza (2014), buscamos investigar o impacto da implementação de uma plataforma digital dedicada ao ensino da língua inglesa, destacando o papel crucial da formação inicial da residente e da formação continuada de professores da escola parceira. As experiências aqui relatadas se concretizam a partir de uma pesquisa-ação, em que a imersão na instituição escolar oportunizou a promoção de aprendizagens para o desenvolvimento dos saberes docentes, além da valorização do papel mediador necessário entre residente, professores e estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de compreender a integração dos agentes educativos com a ferramenta tecnológica, verificamos que a plataforma, para além do atendimento à cultura digital, demonstrou eficácia no desenvolvimento de habilidades de compreensão da estrutura e do vocabulário de inglês, ainda que apresente desafios a serem superados, promove um aprendizado abrangente. Por fim, destacamos que a construção docente inicial e continuada é ressignificada a partir das práticas, no Programa de Residência Educacional, cuja experiência teórico-prática alcança, se revela e se renova na sala de aula.
Título do Evento
II Congresso Internacional de Educação Sesi
Cidade do Evento
Sao Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Shadya Rafaela Chagas. A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA PLATAFORMA DIGITAL EDUCATION FIRST: POTENCIALIDADES E DESAFIOS OBSERVADOS NA PRÁTICA DA RESIDÊNCIA EDUCACIONAL.. In: Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP. Anais...Sao Paulo(SP) Av Paulista, 1313, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/892094-A-FORMACAO-DOCENTE-INICIAL-E-CONTINUADA-NA-PERSPECTIVA-DA-PLATAFORMA-DIGITAL-EDUCATION-FIRST--POTENCIALIDADES-E-D. Acesso em: 24/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes