A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM RELAÇÃO À AFETIVIDADE E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SESI-SP

Publicado em 09/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1282-9

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM RELAÇÃO À AFETIVIDADE E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SESI-SP
Autores
  • Alexander da Silva Lima
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 4: Formação Inicial e Continuada de Professores para Futuros Incertos
Data de Publicação
09/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://evento.sesisp.org.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/892426-a-construcao-da-pratica-docente-em-relacao-a-afetividade-e-a-proposta-pedagogica-do-sesi-sp
ISBN
978-65-272-1282-9
Palavras-Chave
Práticas docente; Afetividade; Proposta pedagógica.
Resumo
A construção desta pesquisa está fundamentada na compreensão da afetividade em sala de aula, criando condições para o estabelecimento de vínculos entre o sujeito (aluno), o mediador (professor) e o objeto de estudo (Material didático). A educação em seu processo de ensino-aprendizagem nas mais diferentes formações sociais e tempos históricos, sempre corresponderam às necessidades materiais e factuais da sociedade, portanto é fundamental uma análise crítica do uso de instrumentos didáticos e qual seu papel no atual contexto educacional. Porém, as decisões mais importantes partem do planejamento e desenvolvimento do trabalho docente, por mais elaborados e planejados, a validação do material didático só será efetiva com a prática docente alcançando o desenvolvimento integral do aluno, essas implicações nos levaram a premissa inicial, a saber: quais os principais desafios dos docentes de Geografia da Rede escolar Sesi-SP na promoção de um ambiente de aprendizagem que promova o pertencimento e conexões dos alunos com um material didático elaborado de maneira uniforme? Na faixa etária de 7 a 11 anos (público-alvo), as noções espaciais, projetivas e euclidianas ainda estão em construção, portanto a dificuldade da criança realizar uma correspondência do espaço real (concreto, vivido e experimentado) com as simbologias exigidas para as representações gráficas (abstração), este sistema de signos são a princípio ilegítimos e confusos e só serão apropriados pela criança quando interagirem com outras pessoas que já o dominam e são capazes de transmiti-los de maneira clara. Na perspectiva walloniana, uma ideia interessante é a de que a inteligência nasce das emoções, isto é, a inteligência constitui-se, constroi-se em cada indivíduo, graças a esse primeiro momento de fusão emocional, que seria a exteriorização da afetividade, contribuindo com a propriação dos meios culturais.
Título do Evento
II Congresso Internacional de Educação Sesi
Cidade do Evento
Sao Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Alexander da Silva. A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM RELAÇÃO À AFETIVIDADE E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SESI-SP.. In: Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP. Anais...Sao Paulo(SP) Av Paulista, 1313, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/892426-A-CONSTRUCAO-DA-PRATICA-DOCENTE-EM-RELACAO-A-AFETIVIDADE-E-A-PROPOSTA-PEDAGOGICA-DO-SESI-SP. Acesso em: 08/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes