"TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE 'MENTALIDADES MATEMÁTICAS' DE JO BOALER"

Publicado em 09/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1282-9

Título do Trabalho
"TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE 'MENTALIDADES MATEMÁTICAS' DE JO BOALER"
Autores
  • Fernanda M C da S Araújo
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 2: Salas de Aulas Equitativas e Inclusivas: Aprendizagem sem barreiras
Data de Publicação
09/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://evento.sesisp.org.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/893243-transformando-a-educacao-matematica--uma-analise-de-mentalidades-matematicas-de-jo-boaler
ISBN
978-65-272-1282-9
Palavras-Chave
Mentalidades, Aprendizagem Matemática, Mitos
Resumo
De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2022, sete em cada dez alunos não atingem o conhecimento mínimo em matemática, com o Brasil ocupando a 64ª posição entre 81 países. Esses dados ressaltam a necessidade urgente de melhorias no ensino e aprendizagem matemática. Além disso, muitos estudantes desenvolvem percepções negativas sobre a matemática, o que cria barreiras significativas ao aprendizado. Dweck 2006, discorre pesquisas sobre mentalidades de crescimento e fixa. Ela argumenta que uma mentalidade de crescimento é a crença de que habilidades podem ser desenvolvidas com esforço e prática e é crucial para o sucesso em matemática. Uma mentalidade fixa, por outro lado, vê as habilidades como inatas e imutáveis, o que pode limitar o potencial dos alunos. Este artigo explora as principais ideias do livro “Mentalidades Matemáticas” de Jo Boaler, discutindo sua relevância para a educação matemática oferecendo uma análise crítica. Boaler argumenta que a matemática deve ser vista como uma disciplina ampla e multidimensional, que estimula raciocínio, criatividade e conexões. Ela defende que uma abordagem aberta e criativa, onde os erros são encorajados, pode melhorar significativamente os resultados dos alunos. Baseado nas teorias de Carol Dweck sobre mentalidades de aprendizado, o livro propõe uma visão transformadora da educação matemática, sugerindo que a implementação de suas estratégias pode tornar a matemática mais acessível e envolvente para todos os estudantes. As contribuições de Boaler têm o potencial de promover uma mudança significativa no ensino da matemática.
Título do Evento
II Congresso Internacional de Educação Sesi
Cidade do Evento
Sao Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAÚJO, Fernanda M C da S. "TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE 'MENTALIDADES MATEMÁTICAS' DE JO BOALER".. In: Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP. Anais...Sao Paulo(SP) Av Paulista, 1313, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/893243-TRANSFORMANDO-A-EDUCACAO-MATEMATICA--UMA-ANALISE-DE-MENTALIDADES-MATEMATICAS-DE-JO-BOALER. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes