ENFRENTANDO A DISCALCULIA POR MEIO DE JOGOS

Publicado em 09/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1282-9

DOI
10.29327/9786527212829.893579  
Título do Trabalho
ENFRENTANDO A DISCALCULIA POR MEIO DE JOGOS
Autores
  • Flávia Cristina Pereira Martins
  • Ana Karina Cancian Baroni
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 2: Salas de Aulas Equitativas e Inclusivas: Aprendizagem sem barreiras
Data de Publicação
09/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://evento.sesisp.org.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/893579-enfrentando-a-discalculia-por-meio-de-jogos
ISBN
978-65-272-1282-9
Palavras-Chave
Discalculia, Transtornos de aprendizagem, Intervenção educacional, jogos.
Resumo
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e nas escolas, uma vez que o mundo digital está cada vez mais integrado às nossas múltiplas atividades. Elas podem favorecer a aprendizagem matemática, em especial nos casos em que há uma dificuldade a mais diagnosticada, como a discalculia. Aliados às tecnologias digitais, destacamos o papel dos jogos como ferramentas eficazes na educação matemática para o enfrentamento de dificuldades de forma inclusiva e motivadora, além de despertar o interesse por meio da ludicidade Assim, a pesquisa em desenvolvimento busca identificar jogos digitais que possam auxiliar no enfrentamento da discalculia. Inicialmente, o objetivo era encontrar um estudante com diagnóstico para um estudo de caso, mas infelizmente isso não foi possível até o momento. Realizamos, então, uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e uma abordagem exploratória para a busca de jogos que possam auxiliar alunos com o diagnóstico de discalculia. Alinhamos essa busca a uma das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica, que visa resolver problemas de adição e subtração com números naturais, utilizando estratégias variadas e registros pessoais, e conferir a solução por meio de cálculo mental ou algoritmo. Destacamos e analisamos duas propostas nesse âmbito e esperamos que os jogos encontrados e analisados possam constituir sugestões valiosas para a prática docente, potencializando a aprendizagem dos alunos e ajudando a enfrentar as dificuldades vinculadas pela discalculia.
Título do Evento
II Congresso Internacional de Educação Sesi
Cidade do Evento
Sao Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MARTINS, Flávia Cristina Pereira; BARONI, Ana Karina Cancian. ENFRENTANDO A DISCALCULIA POR MEIO DE JOGOS.. In: Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP. Anais...Sao Paulo(SP) Av Paulista, 1313, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/893579-ENFRENTANDO-A-DISCALCULIA-POR-MEIO-DE-JOGOS. Acesso em: 05/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes