A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS E O DIREITO À APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE SOB PERSPECTIVA INCLUSIVA EM SALA DE AULA

Publicado em 09/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1282-9

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS E O DIREITO À APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE SOB PERSPECTIVA INCLUSIVA EM SALA DE AULA
Autores
  • Patrícia Reis Boattini
  • Evelyn Fernanda Pinheiro Silva
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 2: Salas de Aulas Equitativas e Inclusivas: Aprendizagem sem barreiras
Data de Publicação
09/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://evento.sesisp.org.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/894065-a-construcao-de-vinculos-e-o-direito-a-aprendizagem--relato-de-experiencia-e-analise-sob-perspectiva-inclusiva-em
ISBN
978-65-272-1282-9
Palavras-Chave
vulnerabilidade social; inclusão escolar; vínculo afetivo; equidade na educação; aprendizagem significativa
Resumo
Em compromisso com a promoção de escolas inclusivas e socialmente diversas, em 2023, a Rede SESI-SP implementou, nas 142 Unidades Escolares, uma política educacional destinada a reservar vagas no 1º ano do ensino fundamental para crianças em situação de acolhimento institucional. Este estudo objetiva relatar e analisar criticamente o trabalho da Escola SESI “Milton Sobrosa Cordeiro” na garantia do ambiente realmente inclusivo, considerando a prática escolar e intersecções que marcam socialmente a realidade dos estudantes, especialmente do público-alvo da política mencionada. A escola recebeu a matrícula de uma estudante ingressada pela política e, no seu dever de atuar como instrumento mediador para uma educação comprometida e transformadora, precisou conhecer singularidades e processos históricos da criança, visando à superação de barreiras para inclusão e pertencimento. Os principais desafios encontrados foram: dificuldade na construção/consolidação de vínculos afetivos com pares e professores; contexto de vida com graves violações de direitos; falta de vivência escolar antes do acolhimento; e infrequência escolar grave. Estrategicamente, a equipe gestora, em conjunto com a psicologia e supervisão escolar, realizou plano de ação com medidas diversificadas, incluindo mudança de conduta da equipe escolar; disponibilização de recurso especializado para uma atuação facilitadora; articulação e parceria entre escola e serviço de acolhimento institucional; e reuniões periódicas para discussões junto à Vara da Infância e Juventude e Rede Socioassistencial. Tais ações visaram intencionalmente à construção do imaginário sobre o significado da escola para a estudante. Ao passo que a compreensão das particularidades, o investimento na construção positiva de vínculos, a atuação colaborativa, a eliminação de barreiras atitudinais e flexibilizações de estratégias escolares foram essenciais para o retorno e progresso da estudante na escola. Ilustrando que o discurso inclusivo e equitativo precisa estar pautado na sala de aula e na prática docente, concomitante às politicas de acesso, permanência e pertencimento ao ambiente escolar.
Título do Evento
II Congresso Internacional de Educação Sesi
Cidade do Evento
Sao Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BOATTINI, Patrícia Reis; SILVA, Evelyn Fernanda Pinheiro. A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS E O DIREITO À APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE SOB PERSPECTIVA INCLUSIVA EM SALA DE AULA.. In: Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP. Anais...Sao Paulo(SP) Av Paulista, 1313, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/894065-A-CONSTRUCAO-DE-VINCULOS-E-O-DIREITO-A-APRENDIZAGEM--RELATO-DE-EXPERIENCIA-E-ANALISE-SOB-PERSPECTIVA-INCLUSIVA-EM. Acesso em: 27/04/2025

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