A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DA AUTO AVALIAÇÃO À REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA

Publicado em 09/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1282-9

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DA AUTO AVALIAÇÃO À REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
Autores
  • CÁSSIO DE OLIVEIRA MARQUES
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 4: Formação Inicial e Continuada de Professores para Futuros Incertos
Data de Publicação
09/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://evento.sesisp.org.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/894168-a-formacao-continuada-de-professores--da-auto-avaliacao-a-reflexao-sobre-a-pratica
ISBN
978-65-272-1282-9
Palavras-Chave
Formação; Professores; Auto avaliação; Prática; Reflexão.
Resumo
Visto as tendências contemporâneas no âmbito do desenvolvimento profissional e os diversos enfrentamentos identificados a partir de fenômenos sociais em nosso país e mundo, a formação continuada de professores tem sido destaque em virtude da compreensão do efetivo papel do docente no desenvolvimento e consolidação das aprendizagens dos estudantes. Posto isso, a formação continuada de professores deve estar ancorada em objetivos e metas institucionais, acolhendo diagnósticos precisos e exequíveis de desenvolvimento, dos quais só podem ser obtidos por meio de uma relação próxima e clara, que ratifique e congregue a parceria do professor em formação e seu formador imediato. Ainda no sentido do esforço de (re)construção de saberes, de forma sistemática e intencional, torna-se indispensável a reflexão sobre às experiências iniciais do professor, objetivo a ser atingido, tempo de deslocamento, métricas utilizadas na comparação, e as evidências observadas nesse período. Ou seja, a formação continuada de professores requer um planejamento que englobe estratégias assertivas e atualizadas, que corroborem com o movimento de progressão e salteamento do indivíduo, reunindo elementos que substanciem os investimentos intelectuais-financeiros do formador e sua instituição de ensino, além de contribuir com discussões coletivas e consultas futuras. Ademais, para o devido impacto na transformação da prática, a formação continuada de professores deve-se articular com contextos organizacionais, sociais e culturais de sua comunidade escolar, isto significa, refletir e atuar frente aos obstáculos que estão em seu campo de trabalho, reorganizando e (re)planejando, se necessário, temáticas genéricas. Por fim, inclui-se nesse importante processo de reflexão sobre a prática docente, o papel da gestão escolar no envolvimento e assessoramento na organização de espaços e concretização de eventos que qualifiquem a formação continuada dos professores, respeitando saberes já constituídos, perfil de comunidade escolar, consulta e atualização de um projeto político pedagógico sólido que alicerceie os processos desenvolvidos.
Título do Evento
II Congresso Internacional de Educação Sesi
Cidade do Evento
Sao Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARQUES, CÁSSIO DE OLIVEIRA. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DA AUTO AVALIAÇÃO À REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA.. In: Anais do Congresso Internacional de Educação SESI-SP. Anais...Sao Paulo(SP) Av Paulista, 1313, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-congresso-internacional-de-educacao-sesi/894168-A-FORMACAO-CONTINUADA-DE-PROFESSORES--DA-AUTO-AVALIACAO-A-REFLEXAO-SOBRE-A-PRATICA. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes